segunda-feira, 2 de março de 2009

José Megre 1942-2009



Podia ser um herói de banda-desenhada. Podia ser Michel Vaillant. Passou pelas provas em circuito, mas como não gostava de ficar "fechado" ás voltas a uma pista, passou para os ralis, mas como não gostava de treinar e fazer os reconhecimentos obrigatórios escolheu o todo-o-terreno. Ali podia juntar a pilotagem e explorar o desconhecido. Foi o primeiro português a participar no Dakar, ao volante do resistente UMM de fabrico português, lançou os alicerces do todo-o-terreno em Portugal e organizou provas que ainda hoje tem impacto além fronteiras.Podia ser Corto Maltese. Explorou o mundo, lançou-se na aventura e visitou todos os países do mundo, só faltou o Iraque. Juntou histórias e recordações, escreveu livros, fez programas de televisão e arrastou atrás de si muitos admiradores.É a par com César Torres, a maior figura do desporto automóvel em Portugal, embora com estilos e objectivos diferentes. A sua morte, tal como a de César Torres em 1997, deixa um vazio difícil de preencher.



Este texto e esta ilustração são do meu primo Ricardo e são tambem a minha forma de expressar o valor e o reconhecimento por este Piloto /Explorador/Viajante.

O livro de José Megre (autografado pelo próprio ) está lá em casa e já me fez sonhar algumas vezes, bem como a outros que já o leram...




3 comentários:

Barbas disse...

"Boa viagem José Megre!"
É como me quero despedir dele.

Este homem que me levou a viajar e a sonhar, fez muitas coisas que eu gostaria de ter feito... talvez ainda faça algumas...

Talvez tenha sido ele, o grande responsável por eu gostar tanto de todo-o-terreno e das viagens ao desconhecido.
Qual de nós nunca pensou: "gostava tanto de ir com ele..."?

Fica aqui a minha pequena/grande homenagem a um pioneiro Português!

Boa viagem José Megre!

Anónimo disse...

Naquela manhã em Er Rachidia, no inicio da especial estava José Megre sentado dentro do Pathfinder, com o seu chapéu na cabeça e com uma comitiva de notáveis atrás de si. Marrocos fazia parte da sua vida assim como faz parte da nossa.
Essa imagem faz parte da minha vida afinal era o José Megre que ali estava. Tinha lido o livro um ano antes talvez e ficara para sempre a sua vida de aventura e de Dakar na minha memória.
A sua vida foi e será uma referência tal é o preenchimento que tem. Uma grande referência do todo o terreno e do conhecimento de outros locais que viajou agora para outro lugar.
Espero que a devida homenagem seja prestada pelo estado e pelas entidades automobilisticas deste país.
Boa Viagem Descobridor, viajante, piloto, homem, José Megre.

Diana disse...

Olá,
sabes dizer-me como se chama o último livro publicado do José Megre?