quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mas o que é que eu estou aqui a fazer sentado?...



Os três maiores desertos :
Saara
Norte da África
Extensão em km2 8,6 milhões

Gobi
Mongólia e noroeste da China
1,3 milhão

Kalahari
Sudoeste da África
930 mil

As maiores altitudes :
Localização
Altura (m).
Everest
Nepal/China
8.848

K-2
Paquistão/China
8.611

Kanchenjunga
Nepal/índia
8.598

As três maiores quedas de água :
Localização
Altura(m)
Salto Angel
Venezuela
979

Tugela
África do Sul
914

Utigard
Noruega
800

Os três lagos mais extensos:
Localização
Área (Km2) ? Profundidade máx. (m)
Mar Cáspio
Oeste da Ásia
371 mil ? 1.025

Superior
EUA/Canadá
84 mil ? 406

Victoria
Uganda/Tanzânia/Quênia
68 mil? 73

As três maiores ilhas :
Área (km2)
Groenlândia
2,18 milhões

Nova Guiné
785 mil

Bornéu
736 mil

3 comentários:

Rainwater Men disse...

Um dia, toma nota, saímos de Lisboa sem data de volta, tipo Willy fog e vamos dar a volta por estes locais.
As subidas deixo para os alpinistas e mesmo estes apenas alguns o conseguem. Deixo aqui uma homenagem ao Bruno Carvalho que padeceu e por lá ficou pois não foi encontrado, na última expedição do alpinista João Garcia.

Nos desertos, é preciso navegar, conhecer as areias, os movimentos,identificar a chegada das tempestades de areia, como a última que nos fustigou em Marrocos.

A Aventura, o" eu já visitei" é de um sabor forte e violento, que provoca emoção e vontade de gritar bem alto.
No lago Manyara ou ou em Nogorogoro olhava as imagens na Volta ao Mundo e pensava: Um dia ainda ali vou estar.
Um dia com o Erg, num jantar, alinhava-me para a Riviera Maia e o Erg desafiou-me para a Tanzânia e disse-me:" Ai podemos ir mais tarde quando quisermos com os putos, tudo incluído".
Tinha razão, porque são destinos raros e viagens raras, daquelas que nos levam á tua questão:
Mas o que é que eu estou aqui a fazer sentado?.
Estás á espera de mais uma viagem, para viver a vida da forma que gostamos.

Zpirata disse...

Carissimos,

Estou paralisado de tão erudita verborreia ...
Nem sequer sei o que escrever, mas existe sempre um mas 1 coisa é certa este site provoca-me sonhos e só por isso vale a pena espreitar diariamente e escrever aqui !!!!

Barbas disse...

E se nos deixássemos de sonhar com estes desertos longínquos, e começássemos a pensar num deserto aqui bem mais perto?
Sim, o deserto mais perto de casa!
O Deserto de Almeria, onde em tempos foram filmados os Western Spagheti. Sim é verdade! Temos um Deserto a cerca de 800 km de casa!

Que tal uma viagem até lá?