terça-feira, 6 de novembro de 2012

O meu Portalegre

 
 
 
 
Pois é, finalmente chegou a minha vez de fazer o Portalegre.
 25 anos a ver e finalmente chegou a minha vez, por azar, este ano tinha de ser um daqueles anos bem carecteristicos, cheio de chuva e lama, muita, muita lama....muita.
 
A coisa não começou muito bem pois no dia em que cheguei a Portalegre para as verificações a mota não quis pegar, tira vela, mete vela e o motor lá despertou para munca mais parar. Alivio...
Feitas as verificações e tudo ok, agora sinto-me piloto...isto é mesmo a sério.
Sexta feira , chega o prólogo...nervoso a apertar e o tempo realizado não é grande coisa, eu conseguia fazer muito melhor mas não arrisquei nada, era estupido cair já.
Sexta de noite chove imenso, durmo mal...nervoso...
Sabado, o grande dia, toda a gente diz que o piso está pessimo, lama por todo lado.
Já menos nervoso arranco para a prova ao lado de um grande amigo que levou uma Super Tenere, teve um significado grande para mim arrancarmos juntos.
Primeiros 20 kms  rolantes e aos 30kms deixo-o para trás, a roda da frente dele não rodava por causa da lama. Mais à frente deixo tombar a moto para o lado e ao tentar tirar a perna torço o meu joelho...dor, pronto , estraguei o meu outro joelho.... sigo, estou quente e quero seguir .
2 kms mais a frente encontro amigos atascados e paro para ajudar, acabo por perder 35m com eles.
Sigo sozinho durante o resto da prova toda numa luta brutal para manter a mota direita.
Caio numa descida para o lado direito, não consigo levantar a Yamaha e grito por ajuda para uma vozes que ouço ao longe, vem 3 alentejanos que me ajudam . O pedal do travão todo torto...pancadas e fica mais ou menos, mais 15m perdidos. Sigo por mais 20 Kms e chego á assistençia. Bom, muito bom, agua, oculos, luvas secas e palavras de apoio, arranco novo, piso bom , ganho ritmo, de repente volta a lama os regos, estou cansado caio com força para o lado esquerdo e não consigo levantar a moto , peço ajuda a alguns comcorrentes mas ninguem me ajuda, encho-me de raiva e levanto a moto sózinho , o pedal das mudanças todo torto e mais 15m ou mais perdidos.
A partir daqui pensei que tinha mesmo de chegar ao fim e assim foi. Com calma lá fui andando e vejo ao longe o helicoptero da organização parado e sei que estou mesmo a chegar ao local da chegada.
A Meta está mesmo ali e lá os amigos e familia a gritar
Acabei o meu Portalegre
Estou em casa com gelo no joelho.
Não me vou esqueçer nunca.
Obrigado a quem me ajudou.
 
 










2 comentários:

Casal de Quarta disse...

Grande Fernando! Muitos Parabéns por essa grande aventura. O esforço e sacrificio deram os seus frutos e a recompensa foi a chegada ao fim em glória. Maiores heróis não são os que vencem, mas os mais esforçados.
As melhoras do joelho.

Abraço

João Pinto disse...

Olá Caro Amigo,
Vamos fazer um tributo ao Raid das Ratas, Volta do Vale, Coruche em 11-05-2013, gostariamos que se tivesse algumas fotos ou outro material que nos ajudasse na divulgação nos enviasse ou entrasse em contacto connosco para jmnunespinto@gmail.com
Obrigado e as melhoras para o joelho.
Boas Festas
João Pinto.